Recentemente, essa terapia utilizando uma mistura de ozônio e oxigênio puro, conhecida como ozônio medicinal, tem chamado a atenção do público e da mídia.
Se quer conhecer mais sobre a Ozonioterapia e suas indicações, esse artigo é perfeito para você!
O que é?
É um procedimento complementar, não invasivo e não farmacológico, que pode ser utilizado como uma opção terapêutica adicional aos tratamentos convencionais já existentes, buscando melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Ao contrário do ozônio industrial, o ozônio medicinal é obtido a partir de oxigênio medicinal puro, resultando em uma combinação de oxigênio e ozônio em concentrações especificas. Essas concentrações podem variar de 1 a 100 microgramas por mililitro (µg/ml), correspondendo a diferentes proporções de ozônio e oxigênio, que vão de 0,05% de ozônio e 99,95% de oxigênio até 5% de ozônio e 95% de oxigênio.
fonte: https://www.medilife.com.tr/
Indicações
A Ozonioterapia é recomendada para condições clínicas em que as alterações no equilíbrio oxidativo-antioxidante interno desempenham um papel crucial. Essa terapia é um recurso terapêutico que tem a capacidade de modular o sistema antioxidante do organismo. Além disso, estudos têm demonstrado que o ozônio medicinal pode melhorar a oxigenação dos tecidos e ativar células do sistema imunológico. Quando aplicado topicamente, o ozônio também apresenta atividade antimicrobiana abrangente, o que o torna um recurso auxiliar em certas condições.
A aplicabilidade da Ozonioterapia é bastante ampla e suas indicações estão fundamentadas nos mecanismos moleculares de ação. Uma publicação recente¹, que trata das evidências em várias áreas, mostra as aplicações clínicas baseadas nesses mecanismos. O artigo “The role of ozone treatment as integrative medicine an evidence and gap map” descreve uma nova metodologia de avaliação de evidências científicas, conhecida como “mapa de evidências e lacunas”. Esse estudo incluiu 26 revisões sistemáticas da literatura médica de 12 países diferentes e foi publicado na respeitada revista “Frontiers in Public Health”, que possui alto fator de impacto (6,4). Ele demonstrou a segurança da Ozonioterapia quando realizada por profissionais qualificados dentro dos parâmetros terapêuticos estabelecidos.
Na área de tratamento da dor, a terapia com ozônio medicinal tem se mostrado uma opção segura e eficaz para dores musculoesqueléticas, especialmente na região lombar. Estudos clínicos indicam que essa terapia, quando realizada com equipamentos confiáveis e doses controladas, apresenta riscos mínimos e proporciona um alívio significativo da dor. Portanto, tem se tornado uma alternativa promissora quando conduzida por profissionais capacitados.
Uma revisão sistemática² intitulada “Updated Review on Ozone Therapy in Pain Medicine” compilou evidências publicadas sobre terapia com ozônio na medicina da dor e avaliou o nível de evidência do uso de medicamentos à base de ozônio. De acordo com os critérios do SIGN (Scotish Intercollegiate Guideline Network), o nível de evidência é semelhante ou superior à maioria das técnicas utilizadas em unidades de tratamento da dor.
Formas de aplicação
A aplicação da ozonioterapia é variada e depende do objetivo terapêutico. Entre elas, podemos citar:
- Aplicação cutânea;
- Aplicação bucal;
- Aplicação retal;
- Injeção subcutânea;
- Auto-hemoterapia, ou seja, o sangue é retirado do organismo, misturado ao ozônio e depois aplicado novamente no indivíduo.
O tempo de tratamento e número de sessões depende da condição clínica e resposta do paciente.
Quer saber mais? Aqui na Clínica Plena realizamos a Ozionioterapia e estamos disponíveis para retirar suas dúvidas.
Referências
¹Serra MEG, Baeza-Noci J, Mendes Abdala CV, Luvisotto MM, Bertol CD and Anzolin AP (2023) The role of ozone treatment as integrative medicine. An evidence and gap map. Front. Public Health
²Hidalgo-Tallón FJ, Torres-Morera LM, Baeza-Noci J, Carrillo-Izquierdo MD and Pinto-Bonilla R (2022) Updated Review on Ozone Therapy in Pain Medicine. Front. Physiol. 13:840623. doi: 10.3389/fphys.2022.840623
Associação Brasileira de Ozonioterapia. Ozonize-se. Disponível em <https://www.aboz.org.br/ozonize-se/ozonioterapia-indicacoes/>. Acesso em 10/11/2023.